O jornalista Rafael Vigna colabora com a colunista Marta Sfredo, titular deste espaço.
Sabe aquele modelo de campus universitário que se vê nos filmes norte-americanos? A empresa de São Paulo Share Student Living fez dessa opção um nicho de mercado que, agora, chega ao Rio Grande do Sul. Com inauguração marcada para a próxima sexta-feira (25), o primeiro residencial privado “on campus” do país será na Universidade do Vale do Taquari (Univates), em Lajeado (RS).
A parceira com a universidade gaúcha, que possui nove mil estudantes em quase 100 cursos, entre licenciaturas e bacharelados, técnicos, superiores de tecnologia, mestrados e doutorados, tem investimento de R$ 50 milhões. Conta com duas torres com sete andares cada e capacidade para até 436 camas.
A meta é oferecer aos estudantes a oportunidade de morar no próprio campus, num ambiente pensado para atender todas as suas necessidades, desde serviços até a alternativas para compras e alimentação. Procuradas por universitários de outras cidades e estados ou até de fora do país, que se encantam com o residencial oferecido pela Share, com segurança, recursos como lavanderia, cozinhas coletivas e espaços especiais para estudo e lazer, como salas de jogos, co-working e churrasqueiras, as unidades estão disponíveis para aluguel, em acomodações individual e compartilhada. Para Claudio Dall´Acqua Jr., CEO da Share, a parceria com a Univates permitirá aos residentes um estilo de vida único para estudantes universitários:
- O residente terá a chance de viver a experiência de morar independente da família, com uma infraestrutura completamente desenhada para suas necessidades nessa fase de vida, como espaços de convivência e estudo, wifi de alta velocidade em todo o residencial e a possiblidade de conviver com estudantes de todo o Brasil e do mundo.
De acordo com o professor Ney José Lazzari, presidente da Fundação Univates, a parceria vai oferecer aos estudantes uma vivência inédita na região, valorizando ainda mais a opção de estudar na Univates. “Buscamos sempre levar a nossos estudantes a melhor experiência acadêmica possível, inclusive com a comodidade e segurança de morar dentro do campus, com acesso fácil a diversos serviços, como acontece nas melhores universidades no exterior”, explica.
- Acreditamos que oferecer um residencial dentro do campus é um importante diferencial, aumentando nosso leque de opções e tornando ainda mais produtiva a experiência acadêmica de nossos estudantes - avalia a professora Evania Schneider, reitora da Univates.
O primeiro empreendimento da Share, na capital paulista em 2018, foi inspirado em modelos da Europa e EUA, com a parceria internacional com a Redstone Residential, uma das maiores operadoras globais de residenciais estudantis. Hoje, a empresa tem 4 residenciais estudantis em São Paulo, Consolação, Vila Mariana, Butantã e Perdizes e é a única no mercado a oferecer ambientes planejados especialmente para quem está na faculdade, dentro do conceito PBSA (Purpose Built Student Accommodation).