Foram muitos meses de corredores vazios e muita preocupação, mas a Black Friday de 2021 marcou um ponto de inflexão para o Iguatemi Porto Alegre.
O shopping fez uma promoção que provocou filas do lado de fora e teve muita gente comprando do lado de dentro, relata a gerente-geral Nailê Santos.
Foi simbólico, afirma a executiva, porque ao longo deste ano 33 novas operações reduziram muito a temida taxa de vacância (número de lojas desocupadas em relação ao total). Outras cinco abrem até o final deste ano e há ainda sete engatilhadas para o primeiro trimestre de 2022 (veja as listas abaixo).
Em 2020, 37 operações nos 337 espaços comerciais fecharam no Iguatemi, provocando taxa de vacância acima de 10%. As 38 deste ano vão repor essas saídas e, agora, a renovação começa a seguir o ritmo normal de renovação dos shoppings. A recuperação foi tão acelerada que os números passaram a ser comparados com os de 2019, antes da pandemia. Em outubro, detalha Nailê, as vendas totais ficaram 9,6% maiores do que o mesmo mês de 2019, e as vendas em mesma lojas subiram 7,2%.
— Fez diferença ter uma imagem consolidada e procurar atender às novas necessidades das pessoas. A vinculação com os clientes nos permitiu sair mais rápido da crise. Outubro foi, disparado, o melhor mês de 2021. Foi 10% sorte, o restante foi trabalho — afirma Nailê.
A coluna ficou curiosa para saber como foi criada a promoção que provocou filas de 48 horas na frente do shopping. Segundo Nailê, foi feito um planejamento para o ano inteiro, com a consciência de que os clientes voltaria mais rápido se tivessem um incentivo extra, e bancado com a verba de marketing do shopping, com a qual os lojistas contribuem:
— Há três anos, não cobramos estacionamento na Black Friday, mas precisávamos nos reinventar. Com base em um hábito no Exterior, pensamos em vender cupons com desconto de 80%, em número limitado. Foram 500. Esperávamos atrair pessoas, mas foi uma grande surpresa, não imaginávamos que as pessoas se dispusessem a ficar dois dias na fila. Na quarta-feira (24) já tinha gente aqui.
Além da fila lá fora, relata Nailê, houve lojas que precisaram baixar temporariamente as cortinas durante a Black Friday, especialmente de roupas. As vendas de eletroeletrônicos não foram tão bem, mas quem apostou em promoções fortes colheu resultados, relata. A coluna fez a pergunta que passa pela cabeça de todos: vai ter cupons em 2022?
— Não sei, é precipitado falar sobre isso — acautelou-se a executiva.
Abrem até o final do ano
Oficina Reserva (roupas masculinas)
Ô Burger + Sushi Drive (alimentação)
The Coffee (cafeteria)
Arena MP3 (jogos)
Meia Hora (beleza)
Abrem no primeiro trimestre de 2022
Bullguer (alimentação, janeiro)
Cotton ON (roupas, fevereiro)
Fiolaser (beleza, fevereiro)
Ô Xis (alimentação, fevereiro)
Comunicare (saúde, março)
Abertas neste ano
Alimentos e bebidas
Bacio di Latte
Cacau Show
Cachorro do Rosário
Firme e Forte
Gran Cru
KFC
Mini Kalzone Oásis
Severo Burger
Roupas e calçados
Bulldog Store
Calzedônia
Carter’s
Democrata
Life By Vivara
Luiza Barcelos
Maria Filó
Plié
Pituchinhus
Reserva
Schutz
Vans
Via Uno
VR Collezioni
Outros
Amo Prime
Gabriel Ótica e Joalheria
Grêmio Mania
Liebe
Lojas Americanas
Marcelo Maschke
Multiprático
Ojo Atelier
Simmons
Smart Play
Zeiss