O setor de inovação do Estado ganhará, nos próximos dias, um ecossistema dedicado às cadeias de construção civil e mercado imobiliário. O Tijolo Innovation Hub será lançando oficialmente na segunda-feira (6), às 18h, no Instituto Caldeira.
À frente do projeto, está a An Lab Brasil. Segundo o sócio-fundador da empresa, Fred Mentz, a iniciativa começou a ser desenhada no final do ano passado. Mentz pontua que o projeto foi desenvolvido durante a pandemia, mas não criado por causa da covid-19.
— A An Lab já tem expertise em hubs de inovação, e observamos que trabalhar por aéreas é tendência global. Começamos a mapear os projetos brasileiros e constatamos que fazia muito sentindo focar nesses dois segmentos, pelo tamanho do mercado e também pela necessidade de inovação — afirma.
Mentz observa que a escolha do local tem relação direta com o modelo de negócio. Lançando há dois anos, o Instituto Caldeira fica no 4º Distrito, região de Porto Alegre que, em geral, abrigava somente indústrias e passa por processo de revitalização.
Entre o início da pesquisa de mercado e a inauguração do projeto, passou-se cerca de um ano. Mesmo antes do lançamento oficial, o Tijolo já tem 22 empresas mantenedoras, incluindo a imobiliária Auxiliadora Predial e a ZM Construtora. Por meio de associação, as empresas participantes terão acesso aos programas de inovação. Mentz explica que os pacotes de participação podem ser renovados anualmente:
— Os programas de inovação serão desenvolvidos pela An Lab e por outras plataformas de inovação parceiras. Além disso, as empresas terão acesso à estrutura do Instituto Cadeira.
* Colaborou Camila Silva