Quem quiser sair de Porto Alegre em um voo para Buenos Aires que não custe R$ 52 mil vai ter de esperar ao menos até dezembro. Em levantamento feito pela coluna com as companhias áreas, apenas a Gol Linhas Aéreas tem previsão para retomar a conexão.
No início da semana, o governo argentino anunciou a reabertura das fronteiras para estrangeiros, incluindo brasileiros com o esquema vacinal completo (duas ou mais doses). Na terça-feira (21), a coluna pesquisou a opção "mais em conta" — em modo ironia — para chegar à capital argentina de avião: uma viagem que sai R$ 52.186 e inclui escala em Frankfurt, na Alemanha.
Em resposta à consulta da coluna, a Gol informou que está planejando retomar a conexão direta entre Porto Alegre e Buenos Aires em dezembro, mas a previsão está "atrelada às melhorias das condições favoráveis, envolvendo, além da abertura de fronteira, a retomada das atividades turísticas e maior controle da disseminação da epidemia no país de destino, a Argentina."
Também em nota, a Azul — uma das empresas que oferecia a opção de voo direto para o país vizinho — afirmou que não há uma previsão para o retorno do serviço, mas que segue acompanhando a "movimentação de reabertura das fronteiras."
A coluna também entrou em contato com a Latam, que não oferecia o serviço antes da pandemia. A empresa afirmou que não tem planos de oferecer a opção a seus clientes. Da Aerolineas Argentinas, não há sequer uma previsão, mas uma intenção, de "talvez" retomar o conexão no primeiro trimestre de 2022.
*Colaborou Camila Silva