No meio da crise hídrica mais grave no país, os gaúchos se perguntam como fica a riqueza mineral mais conhecida do Estado, o carvão, usado como combustível de térmicas.
Neste período em que empresas são pressionadas a descarbonizar sua produção, o minério que tem 89,25% das reservas nacionais em território gaúcho está em baixa, mas também é foco de pesquisas para buscar alternativas.
No mês passado, a Engie vendeu o Complexo Jorge Lacerda porque a companhia se comprometeu a descarbonizar sua produção de energia em todo o mundo. Ao anunciar a venda, mencionou o "descomissionamento" do grupo de usinas. Segundo Fernando Zancan, presidente da Associação Brasileira de Carvão Mineral (ABCM), o desmonte das térmicas a carvão de Santa Catarina só deve ocorrer depois de 2027.
Dentro de seis anos, termina o mecanismo de reembolso do combustível que beneficia as térmicas abastecidas com carvão nacional. Na prática, isso significa que o carvão adquirido pelas geradoras sai de graça para as companhias que operam as usinas.
O subsídio é fornecido por meio da Conta de Desenvolvimento Energético (CDE), cobrada na conta de luz, um dos vários "penduricalhos" que tornam a tarifa mais cara. No ano passado, o custo foi de R$ 670 milhões, isso depois de ser revisto pela Agência Nacional de Energia Elétrica, em 2017. Até então, a conta espetada no bolso do consumidor era de R$ 1 bilhão ao ano.
Esses programas devem ser extintos até 2050, ano em que o Brasil se comprometeu formalmente a tornar neutras suas emissões de carbono. Recentemente, o segmento conseguiu lançar um programa de modernização do parque térmico a carvão, mas limitado a 2050. Nesse prazo, todas as unidades terão de fechar, ou encontrar uma forma de capturar toda a emissão de gás carbônico, que não é pequena.
Segundo Zancan, há intensa pesquisa para desenvolvimento de uma tecnologia de pós-combustão para capturar o gás carbônico gerado por térmicas a carvão. Há pesquisas avançadas nos Estados Unidos e no Japão, mas também um projeto-piloto conduzido em Criciúma:
— Estamos capturando 50%, mas temos de chegar no mínimo a 90%.