O tradicional restaurante Tirol, de Porto Alegre, fechou ainda no início da pandemia e não voltará a funcionar no endereço original, na Rua José de Alencar, bairro Menino Deus.
– As pessoas se formavam aqui, se casavam aqui, e até se separavam aqui – lamenta José Antônio Cassemiro de Abreu, proprietário da casa, que confirmou à coluna já ter devolvido o ponto.
Embora tenha tentado manter a operação de telentrega na pandemia, Zeca, como é mais conhecido o empresário, diz que não conseguiu manter o serviço diante do aumento de custos dos alimentos e do peso das taxas dos aplicativos de delivery que, no caso do Tirol, representavam cerca de metade dos pedidos.
No auge, o restaurante chegou a ter uma pequena rede, inclusive com unidades em shopping, do Boteco Tirol. Neste momento, Zeca ainda avalia se será possível reabrir o Tirol em outro local, com uma operação mais enxuta. Isso vai depender de encontrar um parceiro. Afirma que a marca é reconhecida e valorizada, mas, na hora de colocar os números no papel, num plano de negócios, percebe a dificuldade de retomar.
– O Tirol tinha 33 anos de mercado, era um restaurante muito conhecido, com marca valorizada. Estou muito indeciso entre a reabertura ou o fechamento definitivo – explicita.
Zeca afirma que o negócio já não ia bem antes da pandemia, com a redução da venda de bebidas alcoólicas e da frequência dos clientes em dias de semana, além de aumento de exigências sanitárias e ações trabalhistas. Havia reduzido o número de funcionários de 50 para 15. Como a pandemia suspendeu eventos, fonte de receita importante para manter os três salões que somavam 750 metros quadrados no Tirol – especialmente as formaturas mencionadas pelo empresário –, agravou a situação já desafiadora:
– Ficou muito difícil. A gente dizia que vendia comida, mas ganhava com a venda de bebidas. Depois, tudo foi encarecendo, o óleo triplicou de preço. Trabalhamos com queijo, carnes, salmão, tudo subiu demais, e não dá para repassar para o consumidor. Entre custos e riscos, para manter uma operação de restaurante agora tem de ter muito cuidado.