Em média, os moradores de Porto Alegre gastam com condomínio e IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) o equivalente a 33,3% do preço de um aluguel. É o que indica um levantamento realizado pelo Quinto Andar, plataforma de aluguel e compra de imóveis.
Os bairros das zonas Sul e Norte são os que concentram os maiores valores de condomínio e IPTU - o estudo usa como base de comparação o preços de aluguéis. Na avaliação da empresa, esses custos são um desafio financeiro para quem vai alugar um imóvel.
Nos empreendimentos que ficam no bairro Cristal - região que apresenta o maior custo relativo do município - os gastos com condomínio e imposto equivalem, em média, a 43,86% do preço do aluguel.
Os bairros Alto Petrópolis, Centro Histórico, Cavalhada e Jardim Itu-Sabará aparecem na sequência, com taxas superiores a 35%. Já os bairros com menor custo relativo são Santana, Cidade Baixa, Jardim Salso , Passo D'Areia e Vila Ipiranga.
O estudo indicou que os motivos que influenciam nos valores de aluguel e das taxas condominiais são diferentes. No caso do preço do aluguel, procura e demanda são os principais influenciadores. Fatores como o estado de conservação do imóvel também influenciam.
Em relação às taxas condominiais, o que influi mais são os gastos com funcionários, manutenção e conservação de áreas comuns, como elevadores, áreas de circulação, piscina
e espaço gourmet. Ou seja, quanto mais ampla a estrutura, maior a influencia no valor do condomínio.
*Colaborou Camila Silva