O jornalista Rafael Vigna colabora com a colunista Marta Sfredo, titular deste espaço.
Levantamento do QuintoAndar, plataforma online de aluguel e compra de imóveis, mostrou que os bairros onde os imóveis são alugados mais rápidos em Porto Alegre estão nas regiões Zona Sul, Centro-sul e Norte. Segundo a pesquisa, Cidade Baixa, Menino Deus e Petrópolis possuem os imóveis com maior liquidez da Capital, Santana e Partenon aparecem na sequência.
Em Porto Alegre, as negociações estão 8,3% mais rápidas, em comparação com o segundo semestre de 2020. Isso significa que as negociações feitas nos últimos seis meses foram concluídas quatro dias mais rapidamente que a média registrada na segunda metade do ano passado. O avanço é similar em comparação com o primeiro semestre do ano passado.
A capital gaúcha já recuperou a velocidade nas negociações registrada no período anterior à pandemia. Em comparação com o segundo semestre de 2019, antes da pandemia, os fluxos já são 6% mais rápidos. Os números vão ao encontro da retomada da economia, identificada pelos indicadores oficiais do IBGE.
Apenas as unidades de um quarto ainda não recuperaram o mesmo nível de antes da pandemia. Isso vai ao encontro da tendência das buscas de usuários na plataforma, que indica maior procura por unidades maiores e diminuição na demanda por imóveis menores.
Nos últimos seis meses, os imóveis de dois quartos passaram a ser aqueles com maior liquidez em Porto Alegre. Ou seja, são alugados de mais rapidamente, em média. Na comparação com o mercado em geral, isso se traduz em um dia a menos entre anúncio e contrato.
— Esses dados confirmam uma tendência que observamos desde o início da pandemia. Por conta do isolamento social, as famílias estão buscando imóveis maiores, com mais espaço para lazer e um quarto adicional para o home office — afirma José Osse, head de comunicação do QuintoAndar.
*Colaborou Camila Silva