Na reta final dos preparativos para a troca da CEEE-D pela Equatorial Energia no comando da companhia de distribuição de energia que atende Porto Alegre e parte da Região Metropolitana, sul do Estado e Litoral, a marca que acompanhou gerações de gaúchos começa a se despedir.
Ainda não há confirmação oficial sobre a troca de nome, mas até agora a Equatorial substituiu a marca de todas as distribuidoras que adquiriu, para atuar com a sua, associada ao Estado de atuação.
Na Cemar, do Maranhão, a Equatorial levou 15 para mudar de nome, o que só fez em outubro de 2019 (confira o anúncio oficial clicando aqui). Dois meses depois, também rebatizou a Celpa, do Pará, comprada em novembro de 2012, por R$ 1 (confira aqui). Em ambas, a mudança foi feita depois da melhora do serviço, que levou as distribuidoras da Equatorial para o segundo (Pará) e o oitavo (Maranhão) no ranking de qualidade da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).
Nas duas outras distribuidoras compradas em 2018, o processo foi mais rápido: a Ceal, de Alagoas, virou Equatorial assim que a Equatorial assumiu, e para a Cepisa, do Piauí, a coluna não conseguiu encontrar a data exata da mudança, mas a companhia já atua há muito tempo como Equatorial Piauí.
Em uma apresentação recente, o CEO da Equatorial, Augusto Miranda, mencionou que "tem estrada" no setor elétrico e lembra "da época" em que a CEEE era uma empresa de referência do setor. Com sutileza, sugeriu que a distribuidora gaúcha já conheceu melhores dias, portanto uma mudança de marca poderia até cair bem. Na ilustração abaixo, que a coluna já usou, é possível ver que as quatro divisões mais antigas da companhia privada já aparecem citadas apenas pelos nomes dos Estados.
Ainda é possível que a marca sobreviva por mais tempo em algum dos outros dois negócios da CEEE que serão privatizados, de transmissão – com leilão marcado para dentro de 18 dias – e de geração. Mas como são atividades mais voltadas para empresas, ainda que o nome permaneça, não circulará tanto quanto o de uma companhia que se relaciona diretamente com o público, caso da distribuidora.