
Os projetos da Construtora Jobim, de Santa Maria, costumam ser surpreendentes. Depois de erguer quatro torres batizadas de Amor, Bondade, Caridade e Divindade, agora a empresa tem dois novos empreendimentos que prometem redesenhar o centro da cidade: Centenário Residence School e Cristo Rei.
Gigantescos, serão construídos ao mesmo tempo, um de frente para o outro no ponto mais central e alto de Santa Maria, em área que faz parte do início da povoação da cidade, a Rua do Acampamento.
O Centenário, como o nome sugere, vai ocupar o local que abrigou o tradicional Colégio Centenário. Com o compromisso de recuperar a memória da instituição educacional fundada em 1922: o edifício, destruído por um incêndio em 2007, será reconstruído e ficará em primeiro plano na edificação, que também terá um prédio residencial com apartamentos de um dormitório.
Anos depois do incêndio, a construtora comprou a área administrada pela Igreja Metodista, em negociação que incluiu a preservação do prédio. A capela já construída no local também será mantida e administrada pela Faculdade Metodista Centenário (Fames).
Do outro lado da rua, o Cristo Rei também foi projetado a partir de uma edificação existente. Inicialmente, a área de 46 mil metros quadrados era ocupada pela empresa Sulbra. O local abrigava posto de combustível, revenda de tratores, peças e materiais automotivos, hotel , bar e restaurante. O principal edifício do complexo, que ainda existe, foi construído em 1953. Na avaliação da empresa, o local deve ser preservado por ser um "patrimônio arquitetônico de Santa Maria."
O Cristo Rei será um empreendimento misto "quatro em um". Com 33 mil metros quadrados de área construída, terá uma torre residencial com apartamentos de dois dormitórios e apartamentos duplex de alto padrão, um garden mall (espaço que mescla lojas e jardim) com acesso ao público, um hotel e um clube exclusivo, com academia, salão de festas, restaurante e piscina. Os jardins foram projetados pelo escritório de paisagismo Burle Marx.