A coluna já informou que o mercado imobiliário anda aquecido, mas ainda se surpreendeu com essa informação: um novo núcleo urbano em Santa Maria vendeu todos os 446 lotes seis horas depois do lançamento.
O projeto Estância dos Montes é um dos três previstos em área total de 130 hectares (cerca de 92 campos de futebol). Será construído na BR-392, em uma região considerada com grande potencial de crescimento e ocupará 39 hectares (quase 30 campos de futebol).
É um empreendimento imobiliário da Idealiza Urbanismo, que nasceu em Pelotas e transferiu sede para São Paulo e "retornou" ao Estado para lançar esse empreendimento com investimento já efetivado de R$ 20 milhões e expectativa de valor geral de vendas (VGV) de R$ 110 milhões. A proposta é unir residências a espaços de convivência inspirados em clubes sociais. A projeção é que os terrenos fiquem prontos em 36 meses.
A posição na BR-392 é no sentido São Sepé, a três quilômetros do trevo do bairro Uglione e a cinco quilômetros da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). O espaço com estrutura de clube social será contornado por uma área de preservação ambiental. No longo prazo, terá serviços de conveniência como postos de gasolina, farmácias, mercados e até prédios administrativos sob responsabilidade do município.
Uma unidade de ensino já está confirmada no núcleo. Cofundador das marcas educacionais Totem e Valley, João Vicente Netto anunciou a aquisição de uma área no local. No mercado há 12 anos, a Idealiza Urbanismo é focada na construção de condomínios, loteamentos e bairros planejados. Além de Santa Maria, fechou dois contratos para construção em duas cidades do interior paulista. Em Araçatuba (SP), prevê 33 hectares para a construção de um condomínio fechado e em São José dos Campos (SP), terá um bairro de 56 hectares.
* Colaborou Camila Silva