Em tese, as fronteiras estão fechadas, mas pode começar a chover argentino em Florianópolis: a Aerolíneas Argentinas retomou as ligações entre Buenos Aires e a capital catarinense no último domingo (3).
Os voos diretos, suspensos desde o início da pandemia, voltam com duas frequências semanais, às quartas-feiras e domingos, até o final de abril. Enquanto isso, Porto Alegre segue sem previsão de retomada de voos internacionais.
Conforme o Floripa Airport – Hercílio Luz, pelo jeito, corre o mesmo risco que Salgado Filho –, os voos fazem parte da programação de alta temporada e marcam a "chegada oficial" dos turistas argentinos depois das festas familiares de final de ano.
O terminal da capital catarinense também já retomou outros voos internacionais, como os para Chile e Paraguai. No dia 23, o governo argentino havia suspendido a entrada de turistas estrangeiros de países limítrofes, entre os quais o Brasil, entre a meia-noite de Natal (25/12) e a próxima sexta-feira (8).
Apesar de ser claramente destinada a trazer hermanos para as praias da Ilha da Magia, a rota não é só turística, conforme a administração. Segundo dados do Consulado da Argentina em Florianópolis, cerca de 10 mil argentinos vivem em Santa Catarina, 5 mil dos quais em Florianópolis. Os voos, portanto, também possibilitam o reencontro de famílias pela primeira vez desde o início da pandemia.
Parte do grupo suíço Zurich, a administradora do aeroporto catarinense obedece as exigências das autoridades sanitárias nacionais e internacionais e adotando medidas extras. Por todas essas iniciativas, Floripa Airport recebeu o Selo Safe Travels, chancelado pela Organização Mundial de Turismo.