Depois de ter criado clínicas dentro de boa parte de suas lojas, ainda em 2018, a Panvel decidiu agora colocar todas as suas unidades à disposição para aplicar vacinas contra a covid-19.
A rede com sede em Eldorado do Sul já está em contato com prefeituras municipais das cidades onde tem pontos de venda na Região Sul para colocar a estrutura das filiais e sua equipe à disposição no apoio à imunização.
No início do mês, a São João havia colocado suas farmácias pontos de venda à disposição dos governos para aplicar vacinas. Com cerca de 470 unidades no Paraná, em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul, a Panvel esclarece que ainda não tem prazo para início do projeto, nem confirmação de parcerias, mas lembra que tem profissionais capacitados para apoiar na organização e farmacêuticos para fazerem a aplicação das doses em suas unidades. Ainda não há prazo nem confirmação de parcerias.
A disposição já havia sido sinalizada por seu presidente, Julio Mottin Neto, em setembro passado, em entrevista à coluna. No Estado, a rede tem lojas em 346 cidades. Movimento semelhante ocorreu em 2020, quando a Panvel apoiou a Campanha Municipal de Vacinação contra Gripe em Porto Alegre, mais complexa devido à pandemia.
Com apoio da equipe das filiais, os farmacêuticos fizeram aplicações das doses gratuitas fornecidas pelo SUS, voltadas para o público de mais idade e outros grupos prioritários. A iniciativa teve como objetivo evitar as aglomerações nos postos de saúde e, assim, reduzir contágio pelo coronavírus nessa parte da população.