O jornalista Leonardo Vieceli colabora com a colunista Marta Sfredo, titular deste espaço.
Mesmo com os efeitos da pandemia no setor gastronômico, a receita de expansão da rede de pizzarias Oca de Savóia está mantida. Em 2021, a empresa de Porto Alegre pretende ultrapassar a marca de 150 lojas no país. Em 2022, a meta é chegar a cerca de 300 unidades.
Atualmente, há 25 pontos em operação. Outros 30 devem abrir as portas em breve.
No ano passado, a coluna noticiou que a rede havia recebido investimento da aceleradora de franquias 300 Franchising para crescer no Brasil. Desta vez, perguntou ao CEO da Oca de Savóia, Fábio Xavier, por que o plano de expansão permaneceu em pé durante a pandemia.
– No primeiro momento, tivemos de reestruturar nosso negócio em termos de custos. Criamos um modelo baseado em delivery, devido às restrições do isolamento. Evoluímos muito. Mantivemos o plano de expansão porque temos certeza de que passaremos pela pandemia. A pandemia vai ter um fim. Sempre tomamos iniciativas pensando em dois, três anos – relata o empresário.
O crescimento está ancorado em três modelos de lojas: de rua, em shoppings e no formato delivery only (telentrega e pague e leve). Hoje, a marca está presente em 11 unidades da federação. Segundo Xavier, o plano de expansão não tem um número definido de Estados em que a rede deve operar.
Em média, cada loja gera oito empregos, acrescenta o CEO. O investimento para abrir uma franquia varia de R$ 220 mil a R$ 350 mil.
A Oca de Savóia se apresenta como a maior rede de franquias de pizzarias slice (modelo de pizza em fatias) do Brasil. Criada em 2008, a empresa foi adquirida quatro anos depois, em 2012, pelos atuais gestores.