A essa altura, todo mundo conhece o conceito da indústria 4.0, com mais automação, mas a gaúcha Rede Industrial foi além: desenvolveu um equipamento que faz, em tempo real, gestão de máquinas, veículos, processos e serviços.
O Horímetro Wi-Fi, fabricado no Estado, permite que as máquinas programem o envio de e-mails, alertas ou arquivos por FTP (sigla em inglês para Protocolo de Transferência de Arquivos, tipo de conexão que permite a trocas dados entre computadores conectados à internet).
Por exemplo, o horímetro pode avisar que está chegando a data de manutenção preventiva do equipamento monitorado. A empresa considera o produto inédito no mundo, por isso, patenteou o dispositivo no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI).
Diretor da Rede Industrial, Abrahão Lima diz que o equipamento é uma ferramenta de transmissão de dados que torna a gestão das empresas mais dinâmica e confiável, possibilitando tomada de decisão em tempo real. Segundo Lima, o produto também funciona totalmente de forma autônoma, sem necessidade de conexão permanente com a internet:
— A transmissão ou envio dos dados ocorre através de wi-fi, de forma programada ou quando houver sinal disponível, mas seu funcionamento pode ser 100% offline, e não há risco de perda de dados caso não haja conexão, pois os dados são gravados na memória interna do aparelho.
*Colaborou Camila Silva