Pessoas com deficiência visual e auditiva e/ou em situação de vulnerabilidade social terão prioridade em curtos de qualificação profissional oferecidas pela Dell Technologies em parceria com a Secretaria do Trabalho e Assistência Social e a prefeitura de Porto Alegre.
O prazo de inscrição começa nesta segunda-feira (10) e vai até o final do mês, com disponibilidade de mil vagas em cursos de informática. As aulas, a distância, claro, para garantir inclusão com segurança, começam em 14 de setembro.
Os interessados podem se inscrever no link leadfortaleza.com.br/dal. Para quem estranhou o nome no link, como a coluna, a expliação: a parceria tem participação do Centro de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (Lead), da Universidade Estadual do Ceará (Uece) e do Instituto Desenvolvimento, Estratégia e Conhecimento (Idesco), por isso a menção a Fortaleza. A Dell é uma das multinacionais que se destacam entre empresas com fortes programas de diversidade.
O termo de cooperação entre a Dell e a secretaria será assinado na próxima semana por meio do programa RS Trabalho, Emprego e Renda. O Programa de Qualificação Acessível - Profissional em Tecnologia é desenvolvido na modalidade de ensino a distância (EaD), em horários de estudo flexíveis, com tutorial para pessoas com deficiência pela plataforma Dell Accessible Learning, disponível no mesmo portal que recebe as inscrições (leadfortaleza.com.br/dal) pelo aplicativo nas versões Android e iOS.
As pessoas com deficiência auditiva e surdos usuários da Língua Brasileira de Sinais (Libras, terão acompanhamento de intérpretes. Há também outros recursos de acessibilidade na plataforma e nos conteúdos, como alertas sonoros, comando de voz, teclado virtual, redimensionamento de fonte, alto contraste, audiodescrição de imagens e vídeos em Libras.
Leia mais colunas de Marta Sfredo