Para melhorar o atendimento e aumentar a segurança no tratamento de pacientes, o Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de São Paulo (HCFMUSP) desenvolveu sistema baseado na plataforma Elipse E3, da gaúcha Elipse Software. Além disso, o projeto também tem ajuda na gestão de despesas com equipamentos de proteção individual (EPIs).
O projeto foi desenvolvido pelo grupo de pesquisa Gaesi, da Universidade de São Paulo (USP), com base na plataforma Elipse E3 e apoio de especialistas da SPI - Integração de Sistemas. É um projeto-piloto em fase final de testes no InovaHc - braço de tecnologia do HCFMUSP, maior complexo hospitalar do país. A expectativa é de que o sistema seja utilizado para monitorar cerca de 750 leitos do hospital.
Bombas de infusão de fármacos, ventiladores e monitores multiparamétricos estão entre os primeiros equipamentos monitorados à distância. Por meio do software, os profissionais de saúde poderão operar esses equipamentos em salas ao lado aos leitos.
Para conectar o software com os equipamentos monitorados, as empresas responsáveis pela tecnologia desenvolveram drivers de comunicação para diversos equipamentos necessários em leitos hospitalares, com protocolos próprios. Assim, a plataforma E3 consegue interagir e se conectar a bombas de infusão, ventiladores e respiradores, sendo capaz de monitorar dados do paciente, emitir alarmes e até mesmo modificar parâmetros remotamente.
Leia mais colunas de Marta Sfredo