Maior fabricante de produtos para reforma de pneus da América Latina. a gaúcha Vipal Borrachas, que tem duas fábricas em Nova Prata, na serra gaúcha, doou R$ 132 mil ao hospital da cidade, o São João Batista. O valor será destinado para a compra de um aparelho para anestesia com respirador, para atender pessoas internadas com quadro severo da doença provocada pelo coronavírus, a covid-19. Passada a epidemia, servirá para uso no bloco cirúrgico do hospital.
O Hospital São João Batista tem 195 funcionários e atende mensalmente cerca de 3 mil pacientes em sua emergência, com pronto-atendimento 24 horas. Em nota, o diretor da instituição de saúde, afirmou que neste momento "em que o Brasil inteiro está perplexo com a pandemia de coronavírus, ações como estas nos dão esperança".
Os hospitais estão correndo contra o tempo para se equipar com o objetivo de atender os casos mais severos de covid-19, que no Exterior têm demandado internações em centros de terapia intensiva (CTIs) por duas ou três semanas. Outras empresas já fizerem doações vultosas, como a da Lojas Renner, que distribuiu R$ 4,1 milhões para seis hospitais no Brasi, incluindo o Conceição e o Clínicas em Porto Alegre, como detalhou, em entrevista à coluna, seu diretor-presidente, Fabio Faccio.
Desde o último domingo, a coluna registra com regularidade iniciativas relacionadas à área econômica que estão tentando usando as melhores características dos brasileiros, solidariedade e criatividade, para contribuir com o combate ao contágio do coronavírus, tanto na saúde quando nos negócios. A primeira foi o hackaton online liderado pela aceleradora Grow+, especializada em startups da área da saúde. Em cada nova publicação, as demais ficarão relacionadas para quem quiser se somar à cada causa. Assim, ficamos #JuntosContraOVírus e fazendo a nossa parte.
Leia mais colunas de Marta Sfredo