Um modelo de negócio criado em Bento Gonçalves em 2016 começa a se espalhar pelo Estado e, ainda neste ano, vai abrir as portas em Porto Alegre, em modelo de franquia. O Crismiolo Empório Gourmet estreou carregando o peso do sobrenome ligado a uma das maiores vinícolas do Estado, a Miolo. Abriu sua primeira franquia em Caxias do Sul no ano passado. Agora, tem três novas unidades planejadas: em Torres e Novo Hamburgo no primeiro semestre, e na Capital até o final do ano.
– A loja de Caxias do Sul serviu de referência para o potencial do negócio – diz Cris Miolo, que batiza o empório gourmet e atua com o sócio e marido Ariel Marangoni.
O empório funciona como armazém (venda de queijo e presunto fatiados, produtos naturais e congelados), tem serviço de alimentação (conservas, pastas, produtos especiais para restaurantes) e comida para levar (sanduíches, tábuas de frios). Também vende destilados, cervejas e vinhos – a maioria é da Miolo, mas há outras marcas, inclusive importadas.
A jornada começou em uma loja de 65 metros quadrados, em Bento Gonçalves, que usava o mezanino para guardar o estoque. Em pouco tempo, foi preciso mais do que duplicar, e passou a ter 140 metros quadrados. A ideia da franquia, conta Ariel, nasceu quando muitas pessoas começaram a visitar dizendo que sempre quiseram montar um negócio parecido e pedindo dicas.
Foi o estalo para avaliar o potencial. A partir daí, os sócios montaram uma equipe para estruturar a franquia. Uma das expertises mais valiosas, afirmam, é a rede de cerca de cem fornecedores, da Serra e do Brasil inteiro. Como a rede vai se espalhar, Cris e Ariel avisam que podem incluir produtos específicos de cada região. Detalhe: desde que passem por uma banca de avaliação.
O valor da franquia é de R$ 300 mil (sem contar o ponto comercial), mas o casal avisa que todas as despesas estão incluídas nesse valor, até a festa de abertura, porque eles querem atuar com transparência. Projetam o retorno do investimento em 36 meses, para um faturamento mensal de R$ 80 mil.