O ritmo de expansão da rede São João no Rio Grande do Sul já rendeu até meme sobre o sujeito que tem medo de chegar em casa no fim do dia e encontrar uma farmácia no lugar. Mas 2018 e 2019, conforme Pedro Brair, proprietário da rede, foram anos de "afiar o machado". A expressão vem da história de uma competição entre lenhadores, durante a qual um deles era visto parado. No final, produz mais do que o que não parou, e explica que estava, na verdade, afiando o machado. Depois de somar 715 lojas em 2018, a rede vai fechar o ano com 690. Mas se encolheu o número de lojas, garante ter crescido 12% em faturamento neste ano, que deve passar de R$ 3 bilhões. E voltará a acelerar o ritmo de expansão em 2020, quando pretende atingir 750 pontos de venda e entrar no comércio online, em que ainda não atua.
Respostas capitais
Entenda por que a Farmácias São João "afiou o machado" nos últimos dois anos
Empresa que mais emite notas fiscais no Estado reestruturou rede e prepara lançamento de comércio online
Marta Sfredo
Enviar email