O bitcoin sofre nova queda acentuada, acima de 8%, só nesta quarta-feira (23). Os motivos do novo afundamento da principal criptomoeda já criada envolvem o depoimento de Mark Zuckerberg ao Congresso dos Estados Unidos, para explicações sobre o lançamento da libra, a criptomoeda do criador do Facebook, e a informação de que outra das Big Six, o Google, que se prepara para lançar um "computador quântico". Mas o que é isso, e como chega a impactar a cotação das criptomoedas?
As informações dão conta de que os pesquisadores teriam conseguido desenvolver uma máquina que pode solucionar em segundos um problema que levaria anos em máquinas convencionais. A relação com as criptomoedas vem do temor de que isso represente um risco para a segurança estrutural da tecnologia de blockchain, responsável pela validação da maioria das moedas virtuais, como o bitcoin.
– A questão de fundo é que o sistema de blockchain é considerado seguro porque a interação de milhares de máquinas para validar um "bloco" de informações tornava virtualmente impossível burlar o sistema, porque seria necessária uma capacidade computacional superior ao volume de máquinas empregadas na validação desse bloco. Os participantes
do sistema são remunerados em frações de criptomoedas. Esse tema deverá ser importante para o futuro do blockchain e de suas aplicações no mercado financeiro e legal – interpreta André Perfeito, economista-chefe da corretora Necton.