
Uma chamada a startups, pequenas e microempresas do Rio Grande do Sul foi feita na manhã desta quinta-feira (22), em Porto Alegre, pela Petrobras, por meio do projeto Conexões para Inovação. É a primeira vez que a maior estatal do Brasil busca se aproximar do ambiente de inovação composto por esse universo, detalhou à coluna Ricardo Ramos, consultor de inovação aberta no Centro de Pesquisas Leopoldo Américo Miguez de Mello da Petrobras (Cenpes), local de referência em inovação no Brasil, relacionado à descoberta de pré-sal no país.
Além da capital gaúcha, a estatal já apresentou as regras do edital de R$ 10 milhões em cidades como Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Recife, Salvador, São Paulo, São Carlos, Campinas, Curitiba e, nesta sexta-feira, estará em Florianópolis. O prazo para apresentação de propostas foi ampliado até 22 de setembro, na página do Sebrae, entidade parceira do projeto.
– Temos limitação de tempo e recursos para o road show, precisamos priorizar locais que consideramos polos de inovação, baseados em parcerias que já temos, como com o Sebrae – detalhou Ramos.
A faixa preferencial dos projetos fica entre R$ 500 mil e R$ 1,5 milhão, mas nada impede que uma ótima solução de R$ 200 mil seja selecionada, detalha o responsável pelo projeto. A Petrobras busca soluções para tecnologias digitais, captura e utilização de carbono, novas energias, nanotecnologia, corrosão e catalisadores. O foco não é em novos modelos de negócio, mas em soluções para os que já existem, explica Ramos:
– Uma das ideias é buscar sistemas para auxiliar inspeção, manutenção, mitigar o efeito de intermitência de energia, que startups, pequenas e microempresas possam desenvolver.
Como Ramos lidera um projeto de inovação aberta, ou seja, que pode ser compartilhada, avisa que, como a expectativa é receber mais propostas do que as que serão contempladas, boas ideias classificadas, mas não aproveitadas nesta fase podem ser trabalhadas em outros canais, com outras maneiras de fazer parcerias:
– É a primeira vez que a Petrobras usa esse modelo de negócio e lança editais com suporte do Sebrae. Até hoje, nenhuma abordagem ao mercado havia sido feita dessa maneira. Foi estruturado para durar cinco anos, com R$ 60 milhões disponíveis para o período. Este foi o primeiro, mas vamos lançar editais de maneira sucessiva. Vamos deixar rodar o primeiro processo para depois lançar um novo.
O evento de lançamento do edital, na sede do Sebrae em Porto Alegre, reuniu cerca de 40 pessoas, conforme Ramos. Para o executivo, as perguntas dos participantes mostraram interesse "altamente qualificado":
– Pelo nível das perguntas, com detalhes técnicos que mostraram conhecimento, esperamos excelentes propostas do Rio Grande do Sul. Esses encontros presenciais são uma fonte de aprendizado.