Até agosto, o Rio Grande do Sul registra 1.820 instalações de geração de energia fotovoltaica em residências, indústrias, lojas entidades, conforme dados da RGE Sul. Só a Solled Energia, de Santa Cruz do Sul, fez 500 conexões na Região Sul. A potência instalada supera os 10 megawatts, que corresponde a uma economia ao redor de R$ 10 milhões. A empresa tem o maior número de projetos ligados à rede no Estado.
Em Santa Cruz do Sul, cidade gaúcha com maior número de microusinas instaladas, são 244 projetos implementados. Nas cidades da região, Venâncio Aires tem 51 usinas, Vera Cruz, 21, Rio Pardo, 19 e Candelária, 15. Desde maio, a Solled é parceria comercial da multinacional brasileira Weg, fabricante de motores e fornecedora de sistemas elétricos industriais completos, com soluções em energia fotovoltaica para o mercado nacional.
Em junho, a empresa inaugurou sua nova sede, com mais de 400 metros quadrados. No mês passado, foi assinado o termo de cooperação do Rio Grande do Sul ao Programa Indústria Solar RS, que oferece instalação de sistemas fotovoltaicos em residências e indústrias, com participação de Fiergs, BRDE, Engie (ex-Tractebel) e Weg.