Foi assinado na noite desta quarta-feira (29) o contrato de venda da rede Multisom, do empresário Francisco Noveletto, para a rede de varejo Schumann, com sede em Chapecó (SC). O valor do negócio, confirmado à coluna por Márcio Louzada Carpena, representante legal da Multisom, é confidencial. O faturamento anual da rede gaúcha, que vinha enfrentando dificuldades, está ao redor de R$ 400 milhões.
Segundo Carpena, a intenção é manter os 800 funcionários das 83 lojas da Multisom em cerca de 50 cidades, que deverá ser alvo de aumento de capital.
A Schumann tem 80 lojas, inclusive no norte do Rio Grande do Sul — cidades como Passo Fundo, Erechim e Soledade. Com a compra, a rede catarinense dobra de tamanho, ao menos em número de lojas.
A ideia é, em um primeiro momento, manter o nome e o estilo das lojas da Multisom. Carpena lembra que o perfil da Schumann, que vende eletrodomésticos e estofados, além de eletroeletrônicos, exige pontos de venda com área maior.
Embora a Schumann esteja em recuperação judicial, o advogado afirma que o plano foi adotado há quase dois anos, em decorrência de uma crise pontual, e a empresa deve sair do regime especial dentro de dois meses.