Mesmo depois de o candidato Jair Bolsonaro (PSL) explicitar suas restrições à "privatização total" defendida por seu coordenador econômico, Paulo Guedes, o mercado financeiro reagiu bem a pesquisa divulgada por instituição financeira em que o capitão reformado aparece com boa vantagem ante seu adversário, Fernando Haddad (PT). O dólar fechou em R$ 3,734 nesta segunda-feira (15), em baixa de 1,18% sobre quinta-feira passada, último dia útil de negociação.
Depois de operar com alta de mais de 1%, a bolsa de valores reduziu o ânimo ao longo do dia. Ainda assim, fechou com leve avanço de 0,53% sobre a última quinta-feira. O "kit eleições", formado pelas três estatais com capital aberto, tem alta bem mais acentuada, confirmando a influência do quadro sucessório nos movimentos de mercado.As da Eletrobras, que enfrentaram o maior tombo depois das primeiras declarações de Bolsonaro sobre suas restrições à privatização da área de geração, subiram 6,24%. As da Petrobras avançaram 1,9% e as do Banco do Brasil, 1,4%, todas bem acima da média do Ibovespa. Levantamento realizado pela FSB Pesquisas para o banco BTG Pactual apontou, pelo critério de votos válidos, 59% para Bolsonaro e 41% para Haddad.
A maior referência, o pregão de Nova York, operou em forte volatilidade e fechou com baixa de 0,35%. Na semana passada, Wall Street havia sofrido forte perda, superior a 4%, o que despertou a preocupação de analistas. Na sexta-feira, porém, quando o mercado financeiro não funcionou no Brasil, voltou a subir. Nesta segunda-feira, parte da grande oscilação foi atribuída à crise deflagrada entre os Estados Unidos e a Arábia Saudita.
Acusado de ter contribuído para o assassinato do jornalista saudita Jamal Khashoggi, o país árabe foi ameaçado de retaliações por Donald Trump. Antes do fechamento do pregão em Nova York, vazou a informação de que o governo da monarquia saudita considerava uma declaração de que Khashoggi teria morrido durante "interrogatório que deu errado" conduzido por assassinos "rebeldes". Trump deu sinais de que aceitaria essa versão.