As obras no aeroporto Salgado Filho já ganharam altitude. Embora nem todas as partes estejam 100% dentro do prazo, o cronograma, considerado desafiador pela própria Fraport, concessionária do terminal, não tem atraso relevante na média. O terminal de passageiros (foto), por exemplo, está 100% pontual, garante Pedro Tedesco Silber, presidente da Tedesco, uma das empresas do consórcio que executa o projeto, o HTBM, formado por
HTB, Tedesco e Barbosa Mello.
Como mostra a imagem, há muitos fornecedores gaúchos. Era uma das promessas, tanto da Fraport quanto do consórcio. Além da Medabil, que fornece estruturas metálicas, a maior parte do serviço tem conteúdo local. A obra mais adiantada é a do novo edifício-garagem, que atingiu a altura definitiva, com cinco andares erguidos, em ao menos parte da estrutura. Como está sendo edificado em concreto pré-moldado, é uma obra que não "sobe" toda de maneira igual. Algumas áreas atingem a cota final antes, outras mais tarde.
A maior dificuldade enfrentada na ampliação física foi a necessidade de derrubar parte da estrutura que havia sido iniciada no processo de licitação ainda comandado pela Infraero, por problemas de resistência. A entrega do conjunto de melhorias físicas – novo terminal e edifício-garagem está prevista para outubro de 2019. Na ampliação da pista, foram feitas poucas intervenções, a maioria de drenagem, mas o prazo é 2021. Falta só a Fraport cuidar da estrutura atual tão bem quanto.