Três anos depois de o fundo Melpar assumir o controle da incorporadora Even, Leandro Melnick se torna diretor-presidente da empresa. A decisão foi tomada nesta quarta-feira (15) e anunciada em fato relevante ao mercado financeiro, porque a Even tem capital aberto, ou seja, tem ações negociadas na bolsa.
A Melnick Even é uma das empresas responsáveis pelo empreendimento Parque do Pontal, em Porto Alegre, lançado há dois meses. O Melpar é coordenado pela família Melnick, com participação de integrantes de outros grupos gaúchos, entre os quais Zaffari e Grendene. Em 2015, o Melpar havia assumido o controle acionário da Even, depois que a incorporadora nacional havia ficado com uma parte do negócio no Estado.
O empresário detalhou que Dany Muszkat, um dos fundadores da Even que ocupava a presidência executiva até agora, renunciou ao cargo por decisão pessoal. Vai seguir na empresa, no conselho de administração, na vaga do americano John Harris.
– Nesses três anos em que o fundo está nessa posição (de controle da Even), o alinhamento do planejamento estratégico evoluiu muito. A empresa passou por um processo importante de readequação de seu tamanho ao mercado brasileiro atual. Teve de se reestruturar para reduzir o tamanho da operação. Foi um pouco traumático, houve demissões, mas a Even ficou mais produtiva. Em paralelo, começamos a plantar o novo futuro da Even – relatou Leandro.
Segundo o empresário, neste ano os números da operação vêm refletindo, em volume e preço de metro quadrado, uma "clara recuperação". Leandro, que passava um período nos EUA com a família, volta para se dividir entre a Even, em São Paulo e a Melnick Even, em Porto Alegre. Como preside o conselho de administração, adianta que vai seguir as regras de governança da bolsa e não acumular as duas funções por mais de um ano.