Em um encontro para discutir as regra para instalação de lojas francas (sem impostos) no Brasil, em Gramado, o CEO da Dufry, Gustavo Fagundes, deu novos sinais de que pretende abrir um ponto em Santana do Livramento. Segundo o relato de Calico Grisolia, secretário do Desenvolvimento da cidade fronteiriça, ao mostrar o mapa da atuação da Dufry no Brasil, apareceu um pontinho do lado de cá de Rivera. A coluna quis saber onde mais havia pontinhos, e Grisolia desconversou, rindo:
– Acho que vi um em Uruguaiana, mas não prestei muita atenção...
O secretário lembrou que essa não é a primeira vez que se fala no projeto. Executivos da Dufry já estiveram na cidade examinando terrenos. Estudam uma loja de ao menos mil metros quadrados. Conforme a empresa, há dois cenários: no positivo, a abertura ocorre ainda neste ano, enquanto no negativo ficaria para abril de 2019.
Outra possibilidade é abrir no parque Amsterland, o que significaria dois free shops em Livramento. Pelas conversas travadas até agora com a prefeitura, a tendência da Dufry é alugar o terreno para instalação das lojas. Para descrever o que significou para Livramento ver o pontinho no mapa da empresa, Grisolia descreveu:
– Estou no carro com o prefeito (Ico Charopen, PDT), e ele veio de Gramado até Porto Alegre sorrindo.