A Livraria Cultura divulgou na tarde desta terça-feira (26) a compra da Estante Virtual, líder em e-commerce de livros na América Latina. O anúncio veio cinco meses após a compra da Fnac do Brasil. Conforme a rede de livrarias, as duas fusões fazem parte do movimento de expansão da marca.
Criada em 2005 pelo carioca André Garcia, a Estante tem 4 milhões de clientes cadastrados e 17,5 milhões de livros vendidos, entre novos e usados (incluindo títulos raros e esgotados). Com o investimento, cujo valor não foi informado, a Cultura projeta aumento de mais de 60% nas transações online nos próximos dois anos.
Ao comentar o negócio, o CEO da Cultura e Fnac Brasil, Sergio Herz, lembrou que a rede de livrarias iniciou sua história justamente alugando livros novos e usados, o que aproximou as duas marcas. Além disso, a Estante é uma empresa com foco em tecnologia e inovação, como a Fnac. Apesar de abrir o portfólio para eletrônicos, a Cultura garante que o livro vai continuar sendo seu principal produto.