Criador do Easy Taxi e atual CEO da Singu, aplicativo de serviços de beleza, Tallis Gomes desembarca nesta segunda-feira (18) em Porto Alegre para o lançamento de seu livro, Nada Easy, às 19h, na Livraria Cultura. Na obra, o maior inovador do mundo com menos de 35 anos segundo a MIT Technology Review de agosto, publicação ligada ao Massachusetts Institute of Technology, passa dicas a outros empreendedores.
À coluna, Tallis deu um gostinho do livro, escrito a partir das dúvidas apresentadas durante conversas mensais em uma plataforma online, a Startse. São nove capítulos: três para quem está pensando em empreender, três para quem começa a crescer e os três últimos para quem já está estabelecido.
O começo
1. Valide sua ideia antes de começar a executar. Use alguma ferramenta estatística para validar o tamanho no mercado antes de se enveredar nesse caminho. No livro, Tallis indica ferramenta que usa, a Statista.
2. Não demore muito para lançar seu primeiro produto. Essa dica é relacionada ao Minimum Viable Product (MPV). Tente criar o MPV da forma mais simples possível para que não demore muito para lançar seu produto.
3. A terceira dica é sobre conseguir os primeiros usuários: não tente fazer um produto que agrade a todo mundo. Faça um produto que agrade muito um pequeno grupo de pessoas.
Em escala
1. Meça seu sucesso e suas falhas. É uma dica relativa à adoção Key Performance Indicator (KPIs), indicadores-chave de desempenho ou métricas que você estabelece de acordo com os objetivos da empresa. Para Tallis, é importante que desde o início da operação o dono do negócio saiba quais são seus principais indicadores.
2. Não tente buscar capital antes de crescer no seu negócio. Investidor não investe em ideias, mas em negócios, que tem de ter faturamento. A hora de levantar capital é a hora que você consegue resolver um problema real e que as pessoas paguem por esse serviço.
3. Crie um contrato que amarre a participação societária de todos os sócios e co-fundadores. A partir das cláusulas vesting e de tliff, fica acertado como será a divisão de resultados e estabelece que só será feita na medida em que o negócio se desenvolve. Essa dica pode evitar que a empresa vá à falência, segundo Tallis.
Estabelecido
1. Para fazer seu negócio ganhar escala, valide todos os principais processos que formam o crescimento da companhia. Não adianta querer expandir o negócio sem que você ainda não tenha conseguido dominar o mercado de origem.
2. Crescer exponencialmente em um negócio não significa torrar muito capital. Você pode crescer de forma criativa. Para tanto, Tallis recomenda o método chamado growth hacking, que simplificadamente é uma estratégia de marketing inovadora que alia criatividade, pensamento analítico e métricas sociais.
3. Sobre contratações: prefira a inteligência, com grande capacidade de aprendizado, do que a experiência.