Depois de uma semana de coleção de gafes e desastres na viagem de Michel Temer por Rússia e Noruega, a coluna selecionou alguns filmes que mostram detalhes curiosos e histórias enroladas que envolvem diplomacia – tanto a bem feita, capaz de evitar catástrofes globais, quanto a que apenas serve de fachada para ocultar ou dissimular imobilismo.
A Intérprete (2005)
Embora também conte uma boa história que discute as formas de tentar mudar o mundo, o filme também vale pelo que mostra de bastidores da ONU – a segurança, os tradutores, a rotina e os conflitos de interesse entre diplomacia, negócios e poder. Nicole Kidman e Sean Pean fazendo personagens fora de sua zona de conforto.
Leia mais
Quatro chefes de Estado covardes ou vilões nos cinemas
No cinema, malas cheias de dinheiro são sinônimo de encrenca
As histórias de irmãos que barbarizaram no cinema
Diplomata – Ameaça Internacional (2009)
A descoberta de drogas em contêiner de um diplomata britânico leva a um atentado contra ele. A Scotland Yard investiga o caso e descobre sua ligação com um poderoso traficante. O diplomata oferece imunidade ao diplomata para comprometer o criminoso, e os desdobramentos envolvem espionagem e terrorismo. Qualquer semelhança...
O Escritor Fantasma (2010)
O filme de Roman Polansky baseada no livro homônimo também conta uma ótima história sobre o ghost writer (Ewan McGregor) de um ex-presidente britânico, inspirado em Tony Blair. O mais curioso, outra vez, são os detalhes sobre comunicados oficiais e tentativas de defesa do indefensável.
Diplomacia (2013)
O filme de Volker Schlöndorff, o mesmo de O Tambor, não foge do tema da obra que o consagrou. Aborda ainda a tentativ ade convencer o comando nazista a não destruir Paris, como Hitler havia ordenado com insistência. Nesse caso, mostra como a diplomacia e as palavras podem ser um freio até mesmo contra os mais aterrorizantes regimes.