Atingida por dificuldades financeiras e operacionais antes da recessão dos últimos dois anos, a Recrusul S/A, com sede em Sapucaia do Sul, está parada desde 2014. Na quinta-feira (25), porém, surgiram sinais de movimento na fabricante de implementos rodoviários e equipamentos para refrigeração industrial e de transportes. Como resultado, nesta sexta-feira (26) as ações preferenciais remanescentes da companhia na bolsa – há pouco volume – sobem 22,9%, para R$ 1,05. As ordinárias avançam 16,11%,para R$ 2,09.
O fundo Triskelion Capital Consultoria e Gestão de Investimentos Estratégicos, com sede em São Paulo, repassou 70% das ações ordinárias e 25,13% do capital total da Recrusul. O fato relevante não informa o valor envolvido. A coluna procurou a empresa, que não comenta a transação.
Leia mais
Em viagem por 42 países, empreendedor conhece negócios que inovam
"É preciso começar da maneira correta", diz presidente da Endeavor
Hamburgueria de Porto Alegre apimenta o molho do faturamento
O comprador é um grupo de investidores formado por quatro fundos – Nemesis Brasil Participações, que ficou com a maior parte das ações ordinárias (31,32%), assegurando o controle, WRL Comercial e Distribuidora, PortoCapital Investimentos e Master Consultoria e Assessoria Empresarial. Pelo teor do comunicado, o Triskelion deveria ter aportado na Recrusul valor equivalente ao da transação atual. Como não o fez, teria determinado a mudança no controle.
Em documento enviado no início de abril, a empresa menciona notificação do Triskelion de que "devido a entendimento diverso sobre a questão da alienação imobiliária do ativo da companhia, bem como o programa de pagamentos dos credores com o objeto desta alienação, não depositou os recursos necessários para fazer frente ao compromisso assumido da integralização".
Ainda conforme a nota, o principal objetivo da operação desta sexta-feira (26) é "dar continuidade ao processo de reorganização e amortização dos principais passivos com instituições financeiras, fornecedores, trabalhistas e tributários, provendo a Companhia de uma estrutura patrimonial mais equilibrada a médio prazo com o intuito de transformar a Recrusul S/A em um ativo de qualidade para todos os acionistas". Ou seja, não há no horizonte, ainda, sinal de retomada na produção da unidade.