Depois de movimentos contrários às reformas trabalhista e da Previdência serem realizados nesta sexta-feira, a coluna indica filmes que retratam greves em Brasil, México e Estados Unidos. Em épocas e realidades diferentes, o trio de histórias ajuda a entender como as paralisações tomam forma. E ainda aponta situações vividas pelos principais personagens que vão além da organização sindical.
Eles Não Usam Black-tie (1981)
Com Fernanda Montenegro, mostra a criação de movimento que divide metalúrgicos em São Paulo. Em meio à paralisação, um jovem operário descobre que vai virar pai. Ao decidir se casar com a namorada, abre mão da greve, preocupado com a manutenção de seu emprego. A atitude contraria seu pai, que foi preso durante a ditadura.
Veja mais
Três filmes sobre listas
Três filmes sobre o inesgotável tema da aposentadoria
Três filmes sobre temas analisados pela Economia do Crime
O Sal da Terra (1954)
Não confundir com o filme homônimo que retrata a trajetória do fotógrafo brasileiro Sebastião Salgado. A produção indicada pela coluna apresenta a história de mineiros mexicanos que, ao entrarem em greve, recebem apoio de suas mulheres para reivindicar os mesmos direitos de trabalhadores americanos.
Hoffa - Um Homem, Uma Lenda (1992)
É baseado na trajetória de Jimmy Hoffa, um líder sindical dos Estados Unidos cujo desaparecimento não foi esclarecido. Dirigido por Danny DeVito, ressalta o papel de Hoffa na criação de entidade representativa de caminhoneiros, o tempo em que esteve na prisão e seu envolvimento com a máfia.