A gaúcha Preza, que produz óculos com madeira excedente da indústria, está de olho em novas apostas. Sócios da empresa, criada em 2014, Rodrigo Cury e Martina Seibel, ambos com 24 anos, estudam outros produtos sustentáveis que podem ampliar o mix da marca porto-alegrense.
– Estamos passando por reestruturação. Não somos uma empresa só de óculos de madeira. Queremos desenvolver produtos que sigam nessa linha – conta Martina, formada em Design, sem revelar detalhes das apostas.
Ao olharem para trás, os sócios lembram que a Preza iniciou suas atividades com a produção mensal de 25 óculos. Aos poucos, a quantidade foi crescendo por conta de parcerias com marcas como a Enzo Milano, que vende os produtos da marca gaúcha no país.
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Hoje, a empresa fabrica de 110 a 130 óculos por mês. A meta, contam Rodrigo e Martina, é elevar o número a 150 até o fim deste semestre. Além da dupla, três estudantes de Design trabalham na produção da Preza, que recebeu mais dois investidores.
– No Brasil, só não vendemos para as regiões norte e centro-oeste – diz Rodrigo, que ainda estuda Design.
Conforme o sócio, os negócios via e-commerce são responsáveis por 20% a 30% do faturamento da empresa. E, em novembro de 2016, os óculos da marca cruzaram o Atlântico e desembarcaram em Barcelona, na Espanha.
– Fomos para uma feira e conhecemos uma loja na cidade. Perguntaram sobre os óculos que estávamos usando. Contamos a história da empresa, e acabou rolando um acordo – lembra Rodrigo.