Até agora, a reação da União Europeia ao escândalo gerado pela Operação Carne Fraca foi benigno. Pedir ao governo brasileiro que evite embarques de frigoríficos envolvidos em fraude, no cardápio de medidas restritivas, é um sinal de luz, que significa "cuidado".
A China, que se tornou neste ano a maior compradora de carne bovina e a terceiro maior de frango (veja gráfico acima), foi mais dura, adotando suspensão temporária.
Leia mais
Países restringem importações do Brasil depois de Carne Fraca
Churrasco de imagem e de marcas
Entidade que representa o setor aponta "generalização" de suspeitas
Renata Amaral, diretora de comércio exterior da Barral M Jorge, consultoria que assessora entidades do setor em disputas na Organização Mundial do Comércio (OMC), avalia que o prejuízo à imagem do Brasil lá fora já ocorreu, o que lamenta:
– O Brasil exporta frango para 170 países e carne bovina, para 150, incluindo os mercados mais rigososos, com certificados negociados bilateralmente.
Segundo a especialista, contou a favor do Brasil o retrospecto de superar os padrões exigidos, mas que diante das evidências de que não existe “risco zero”, a única opção é tratar do tema com extrema transparência.