Uma decisão tomada na Europa pode funcionar como isca para um debate no Brasil. Os supermercados Carrefour vão estender para a Espanha a decisão de deixar de vender panga (Pangasius hypophthalmus), espécie de peixe de origem asiática. Antes, a rede havia adotado a medida em seu país-sede, a França, e na Bélgica.
O Carrefour atribui a decisão a preocupações ecológicas. A imprensa espanhola, entretanto, sublinha que aproximadamente 90% do panga consumido na Europa é produzido no Vietnã, onde há dúvidas sobre os mecanismos para evitar contaminações.
Leia mais
Empresas globais tentam criar muro contra decreto anti-imigração de Trump
Dona de Ray-Ban e Oakley compra Óticas Carol por 110 milhões de euros
Tensão entre EUA e México populariza vídeos anti-Trump
Para embasar a interpretação, o jornal El Español cita, inclusive, pesquisa de uma instituição brasileira. Em 2015, estudo da Universidade Federal Fluminense, do Rio de Janeiro, encontrou em 50% dos pescados em análise mercúrio acima do limite recomendado.
O panga ganhou mercado em todo o mundo, da Europa ao Brasil, por ter preço mais baixo do que outras espécies. Na Espanha, é chamado de "peixe do povo". No Brasil, provocou reações, entre 2011 e 2012, mas na época não havia fundamento.