Marta Sfredo

Marta Sfredo

A coluna online é um pouco diferente da GPS da Economia, de Zero Hora, que também assino. Aqui, cabe tudo. No jornal impresso, o foco é em análise dos temas que determinam a economia (juro, inflação, câmbio, PIB), universo empresarial e investimentos.

Trocaram de dono

Funcionários já sentem "estilo chinês" no comando de RGE e AES

Costumes orientais, como grande respeito à hierarquia e foco na redução de custos, já são sentidos pela equipe das empresas após chinesa State Grid assumir controle da CPFL, dona das duas concessionárias

Cadu Caldas

Enviar email

Para os consumidores ainda não é perceptível, mas a mudança de comando na CPFL Energia, dona das concessionárias RGE e AES Sul (agora RGE Sul) no Estado, já é bastante sentida pelos funcionários. Em janeiro, achinesa State Grid, maior empresa do setor elétrico do mundo, concluiu a aquisição de 54,6% de participação acionária da companhia brasileira.

Apesar do anúncio de que não haveria interferência na gestão dos negócios, aos poucos começam a ser implantados os costumes orientais: forte hierarquia e redução de custos. Não é mais vista com bons olhos a comunicação direta entre colaborador de uma área e chefia de outra.

Leia mais
CPFL muda comando e vai às compras
CPFL Energia, dona da RGE, anuncia compra da AES Sul por R$ 1,7 bilhão
"A CEEE é um ativo que faz sentido para a CPFL", diz presidente

A relação deve ser estabelecida apenas entre pares de mesma hierarquia, conta um funcionário da AES Sul, acostumado com a autonomia dada à equipe quando a companhia ainda tinha controladores americanos.

A sede de Porto Alegre será transferida na próxima semana para São Leopoldo. O prédio na Capital era alugado.

GZH faz parte do The Trust Project
Saiba Mais
RBS BRAND STUDIO

Futebol da Gaúcha

21:15 - 23:00