Essa é daquelas informações que doem ter de dar... No dia em que anunciou seus resultados globais, a Fnac Darty, rede francesa de lojas de produtos eletrônicos, culturais e eletrodomésticos, avisou que pretende se retirar do Brasil. O grupo passou a assinar com nome dobrado no ano passado, quando a Fnac comprou uma concorrente, também francesa, a Darty. Em Porto Alegre, a marca tem uma unidade no BarraShoppingSul. Conforme a empresa, seus resultados ficaram no zero a zero em 2016, mas as vendas e a rentabilidade estariam em alta (veja abaixo o trecho em que a empresa anuncia formalmente sua retirada do Brasil).
Leia mais
Francesa Decathlon prepara abertura em Porto Alegre
Gramado quer instalar roda-gigante similar à de Londres
Justiça determina mudança na administração do shopping Gravataí
Se há um consolo, dá pra pensar que uma francesa se vai (a Fnac), outra vem (a Decathlon), embora em segmentos bastante diferentes. A Fnac está no Brasil desde o fim dos anos 1990, mas, há alguns anos, vinha enfrentando dificuldades para atingir o equilíbrio no país. O Brasil representa menos de 2% de seu volume de vendas total, com cerca de uma dezena de lojas no país. Segundo o comunicado disponível no site da empresa, já foi iniciado um processo para "buscar um sócio que dê lugar à retirada do país".
As vendas globais do grupo subiram 79,6% no quarto trimestre. No ano passado, o grupo relatou crescimento nos negócios tanto na França (2,1%) quanto no conjunto dos países em que atua (1,3%). O comunicado ainda tem uma declaração do presidente do grupo, Alexandre Bompard, afirmando que "os resultados de 2016 da Fnac Darty são muito sólidos e de forte crescimento".