Foi aprovada hoje na Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) a redução da tarifa da CEEE-D, o braço de distribuição da empresa estadual de energia. Com a aprovação, as contas de baixa tensão, que são as residenciais, vão baixar 17,87% a partir do dia 22, a próxima terça-feira. O efeito total da decisão só deve ser sentido a partir de um mês depois da aplicação dos novos valores, porque até lá as contas virão com parte do consumo no período com tarifa atual, parte com a nova tarifa.
Leia mais
Tarifa da CEEE deve ser reduzida em 12,18% em média
Estatais de energia estão na mira
CEEE pode estar na mira de MP que facilita privatização do setor elétrico
As novas tarifas valem para 1.629.540 unidades consumidoras de 72 municípios localizados no Litoral, no Sul e na Região Metropolitana, Porto Alegre incluída. Nas indústrias, a redução será um pouco menor, de 13,12%. Na média, as tarifas serão cortadas em 16,28%. O valor veio ainda mais baixo do que havia proposto o relator na primeira avaliação sobre o tema, há mais de um mês.
A baixa no valor cobrado pela empresa é resultado de um procedimento períodico adotado na Aneel chamado ''revisão tarifária periódica". Nesse processo, a agência analisa a estrutura de custos e os investimentos feitos pela concessionária para prestação dos serviços de distribuição de energia elétrica. As revisões ocorrem em intervalo médio de quatro anos.