Na semana em que os brasileiros perceberam que a saída da crise não será um caminho sem obstáculos, provavelmente mais longo do que a maioria de nós gostaria, a coluna sugere uma lista de filmes que abordam causas, consequências e soluções para momentos de dificuldade histórica. A ideia, como sempre, é tentar aprender com os erros dos outros – aprender com os próprios sempre custa mais, mas o preço mais alto é nunca aprender.
Veja mais
Quatro filmes para ajudar a entender geopolítica e indústria do petróleo
Quatro filmes sobre consequências da falta de energia
Quatro filmes que mostram a lógica econômica por trás do crime
Europe at the Brink (2012)
Documentário produzido pelo jornal Wall Street Journal no auge da crise europeia, provocada sobretudo por um grande problema fiscal – sim, já vimos este "filme" –, vai das origens da dívida pública que contagiou quase todos os países do continente e adjacências.
Hank - Cinco anos depois do colapso (2013)
Outro documentário, outro continente: o ex-secretário do Tesouro dos EUA, Henry Paulson, explica como convenceu bancos, o Congresso americano e candidatos à Presidência a aprovar US$ 1 trilhão em resgastes financeiros ao despedaçado sistema financeiro do país. Coproduzido pela Bloomberg Businessweek Films.
99 Casas (2014)
Um pouco de ficção, que documentário demais cansa. Uma nova abordagem da famigerada crise do subprime (hipotecas de alto risco) nos EUA. Uma família perde a casa por falta de pagamento (foreclose) e tem de se mudar para um hotel precário. No afã de recuperar casa e padrão de vida, o chefe da família vai trabalhar com o agente imobiliário responsável por sua perda, ajudando a expulsar outras pessoas e a desviar dinheiro do governo.
Phoenix (2014)
É um espécie de metáfora sobre a Alemanha do pós-guerra e suas premências econômicas. Uma sobrevivente de um campo de concentração nazista ficou desfigurada enquanto esteve presa. Depois de uma cirurgia para reconstruir o rosto, vaga por Berlim em busca do marido desaparecido. O reencontro tem finalidade econômica e desfecho impressionante. Belo filme, precisa estômago.