Uma pequena rede de lojas de bairro na zona norte de Porto Alegre, o Supermago começou nesta semana a operar o primeiro supermercado no modelo drive-thru no Estado, o Magodrive. A empresa de 18 anos, com quatro unidades convencionais, permite escolher produtos pela internet, no site ou no aplicativo, e retirar as compras no drive thru ou recebê-las em casa, em dia e turno agendados.
A novidade é resultado da experiência de um dos sócios, Rodrigo Machado, no Exterior. Em meados de 2010, ele vivia na Itália, não tinha carro e precisava de uma forma mais cômoda e rápida de fazer compras no supermercado. A inspiração ficou adormecida até 2015, quando a família identificou, em estudo de mercado, os principais obstáculos para o aumento do consumo e os desafios da operacionalização de vendas com delivery e drive-thru.
Leia mais
Asun quer ganhar velocidade na corrida de supermercados gaúchos
Zaffari atrasa obra, mas terá mall na Hípica em 2017
A empresa investiu nos últimos nove meses em desenvolvimento de plataforma e integração de sistemas para viabilizar o serviço. Desenvolveu embalagens especiais e veículos de entrega climatizados e adaptados, que garantirão a entrega rápida e na temperatura adequada. A promessa de Patrícia Machado, diretora administrativa e gerente do e-commerce, é de que a maioria dos valores cobrados serão os mesmos das lojas:
– Cerca de 70% das mercadorias terão os preços das gôndolas mantidos nos novos serviços.
Para usar o modelo, é preciso comprar pela internet, confirmar o pagamento e agendar data e turno de entrega. A unidade drive thru fica na Rua Guiné, 318, no bairro Jardim Itati, na Zona Norte. Estão disponíveis para venda nesses formato 6 mil itens das seções de padaria/confeitaria, açougue, bebidas, fiambreria, hortifrúti, mercearia, higiene, limpeza e pet. A opção delivery, que entrega as compras em casa ou no endereço indicado pelo cliente, começa atendendo a 23 bairros da Capital.
– Compramos dois contêineres adaptados às condições de refrigeração dos produtos para o drive-thru. Contratamos cinco funcionários. Com a venda pela internet, precisamos ter maior controle do estoque – conta Patrícia.
O Supermago foi fundado em 1998, da experiência de seu sócio fundador, que atuou por 25 anos em uma grande rede gaúcha de supermercado. Tem mais de cem colaboradores e ocupa a 65ª colocação no Ranking Agas 2015.