Dois filmes em cartaz em Porto Alegre propõem olhares complementares ou contrastantes entre culturas, ambos envolvendo de alguma forma o mundo dos negócios. A coluna acrescenta duas sugestões que ilustram os conflitos que diferentes formações podem provocar, assim como é possível superá-los com valores universais.
Conexão Francesa (2016)
Inspirado na mesma história que gerou o clássico americano Operação França, de 1971, mostra a obsessão de um juiz de Marselha com a prisão do chefe de uma quadrilha de traficantes de heroína que diz se ver como um grande empresário e domina a cidade – literalmente. Mesclando história e ficção, projeta consequências dessa disputa na França moderna.
Negócio das Arábias (2016)
O sempre interessante tema do choque cultural em meio a uma negociação empresarial ganha o cenário da recessão americana e o avanço da concorrência dos chineses. O filme explora os contrastes e, dirigido pelo alemão Tom Tykwer, de Corra, Lola, Corra, tem ao menos uma cena imperdível no meio do deserto.
Veja mais:
Quatro filmes sobre aposentadoria
Quatro filmes sobre vitórias e derrotas
Quatro filmes sobre presidentes dos Estados Unidos
A 100 Passos de um Sonho (2014)
Outra forma de abordar choque cultural, inclusive em negócios, mas no mesmo cenário. Parte de um jovem chef que sai com a família da Índia para a Inglaterra a fim de tentar a vida na cozinha, mas acaba no sul da França, onde instalam um restaurante precário em frente a outro tradicional francês. Abusa um pouco dos clichês, mas é interessante.
Gran Torino (2008)
Quando a questão da intolerância ainda não estava tão disseminada, Clint Eastwood seguiu em seu processo de redenção cinematográfica iniciado em Os Imperdoáveis com esse filme que retrata grandes conflitos dentro de um bairro de uma Detroit já abalada pela crise da indústria automobilística.