Na semana em que a saída do Reino Unido da União Europeia não saiu do noticiário, a coluna selecionou alguns filmes que permitem aprofundar informações sobre essa aglutinação de quatro países sob a coroa britânica e ajudar a entender suas complexas relações internas e com o restante da Europa.
Ventos da Liberdade (2006)
As origens do movimento de independência da Irlanda, capital Dublin, na visão do diretor Ken Loach. Em 1920, trabalhadores do interior se unem para combater uma tropa inglesa destacada para sufocar a revolta. Dois irmãos ilustram duas correntes, uma mais estratégica, outra mais violenta.
Apenas uma Vez (2006)
Rodado em Dublin, é estrelado pelos músicos Glen Hansard (da banda The Frames) e Markéta Irglová (compositora e instrumentista nascida na República Checa), que compuseram e executaram as canções originais do filme. Popularizou Falling Slowly e ajuda a fixar o lugar da Irlanda no mundo, como integrante da UE e onde circula o euro.
A Outra (2008)
O título em português não ajuda. O original, The Other Bolyen Girl (A outra Bolena), é mais esclarecedor. Conta, sob outra perspectiva, a história dos sucessivos casamentos de Henrique VIII em busca de um herdeiro, que culminou com a criação da igreja anglicana na Inglaterra, origem de parte da diáspora do reino. O ponto de vista é das irmãs Maria e Ana Bolena.
A Oitava Página (2011)
Um thriller político que abre a trilogia Worricker, vivido por Bill Nighy, ator que militou contra o Brexit. Pelo personagem, ligado ao serviço de inteligência MI5, o filme aborda as relações de poder internas no Reino Unido, sua relação estreita com os Estados Unidos e os estranhamentos com outras potências europeias.