La Mafia Barbearia, de Porto Alegre, aposta na crescente preocupação estética masculina para expandir negócios. Criada em 2014, negociou quatro franquias no Estado – Canoas, Pelotas, Porto Alegre, Taquara – e uma em Foz do Iguaçu (PR), que abrirão as portas a partir de agosto. Para despertar o interesse dos homens, tenta ir além do cuidado com barba, cabelo e bigode. Nas duas lojas da Capital, que empregam 25 pessoas, é possível tomar cerveja, comer churrasco e fazer tatuagens.
– O nome vem de O Poderoso Chefão. No filme, a máfia era só de homens _ explica Lucas Siqueira, um dos sócios.
La Mafia também planeja a abertura de uma loja no Litoral Norte até novembro deste ano. Além disso, avisa Lucas Siqueira, a rede investirá em seu aplicativo, já que 40% dos clientes agendam horários na barbearia por meio da ferramenta.
Um dos motivos do entusiasmo de Lucas é a aposta de especialistas de que, em três anos, o mercado de beleza masculina no Brasil seja o primeiro do mundo, com projeção de giro global de US$ 6,9 bilhões ao ano. O país já é, atualmente, o terceiro maior mercado do mundo. Conforme a Euromonitor, o movimento internacional somou US$ 4,7 bilhões em 2014. E a La Mafia tem em comum com seus inspiradores ao menos a ambição: quer ser a maior rede de barbearias em cinco anos, com ideia de exportar o modelo para outros países.