Após ser barrado aqui no ano do lançamento global, em 2014, um novo refrigerante da Coca-Cola vai entrar no mercado brasileiro no início de maio. Com uma mistura de açúcar com extrato de folhas de stevia, um adoçante natural, a bebida tem menos calorias em comparação à versão tradicional do produto. A novidade é parte do compromisso mundial da companhia de oferecer opções menos açúcar aos consumidores.
A Coca-Coca com stevia foi lançada, inicialmente, em 2014, na Argentina e no Chile, com o nome Life. O plano da marca era trazer o produto ao mercado brasileiro já naquele ano. No entanto, um decreto do Ministério da Agricultura, que proibia a associação de açúcar e adoçantes em bebidas não alcoólicas, barrou a chegada da bebida. Essa legislação foi alterada no ano passado, levantando a barreira para a companhia.
O lançamento é a primeira adição à principal linha de refrigerantes da Coca-Cola desde 2007, quando foi criada a Coca-Cola Zero.
Florian Haensch, diretor de marketing da marca, diz que, desde a mudança na legislação, a empresa acelerou o planejamento para trazer o produto ao Brasil. Em relação a desempenho da bebida nas gôndolas, ele afirma que as vendas variam de acordo com o perfil da população.
– O produto teve uma performance variada em outros lugares. Sabemos que demora um tempo até os consumidores entenderem o novo conceito – avalia.
O executivo ressalta que a preocupação da empresa é com o longo prazo, mas acrescenta que é importante diversificar o portfólio em momento de crise econômica. Segundo Haensch, a queda do consumo das famílias está afetando as vendas de refrigerantes da companhia no país, que fecharam 2015 em queda e registraram baixa neste primeiro trimestre.
Inicialmente, a Coca-Cola com stevia estará disponível nas embalagens PET de 1,5 litro, PET de 1 litro e lata de 350 ml, e terá o mesmo preço da Coca-Cola original.