Até existem segmentos que não engataram marcha à ré em 2015. Mas na média, os carros de luxo ficaram na média do setor, com queda nas vendas acima de 30%. Com o freio da alta do câmbio, as vendas de importados em geral caíram 34,9% em relação a 2014 de acordo com dados da Associação Brasileira das Empresas Importadoras e Fabricantes de Veículos Automotores (Abeifa). Foram 57.124 unidades emplacadas, ante 168 mil em 2011.
O recuo é visto na maioria das faixas de preço. Mas o peso no porta-malas não afetou a todos da mesma forma. O licenciamento superpremium, de veículos com preços entre R$ 300 mil e R$ 500 mil, mais do que duplicou em 2015 na comparação com o ano anterior, puxados pelos resultados de marcas como Land Rover e BMW ( Foram 57.124 unidades emplacadas.
Leia mais da coluna de Marta Sfredo
O segmento premium, conforme informações de mercado, chegou a 27% em 2015. E pode crescer para 30% ao longo deste ano. Mas só deve engrenar depois do final das férias.