Já providenciou suas compras de Natal? Se não, apresse-se. Além das informações que a observação proporciona: corredores cheios, dificuldade para estacionar, o movimento nos shoppings e nas lojas de rua está acima do esperado até pelos comerciantes. Presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Porto Alegre, Gustavo Schifino considerou o volume de vendas de sábado “simplesmente espetacular”, e pelo que viu deste domingo, o dia tende a repetir as boas vendas.
Embora a expectativa geral fosse fechar o ano com o mesmo valor de 2014, ou seja, abaixo da inflação, agora há esperança de avançar até 5% em termos nominais (sem contar a inflação). Obviamente, não será um grande Natal, mas o desempenho acima do previsto, observa Schifino, pode contribuir para que lojistas tomem decisões mais positivas sobre equipes e investimentos.
Diante do comportamento, Schifino reforça a recomendação para que os consumidores aproveitem as manhãs de segunda e terça-feira para evitar atropelo nas compras. O empresário destaca, ainda, que o comércio “fez o dever de casa” apresentando promoções em plena época de Natal, o que ele não via nos últimos 30 anos.