Quando o telefone toca aqui na Redação e do outro lado da linha uma senhora pede para falar com a "dona Ana Karina", o pessoal já sabe: quem ligou foi a assinante Marta Xavier. Aos 77 anos, minha xará dona Marta adora participar da página do Leitor, mas não tem internet, computador ou e-mail, e costuma ditar a carta por telefone. A editora Ana Karina Giacomelli ouve com atenção, redige o texto e o lê para a leitora, para ver se ficou bom.
– Como tu tens paciência – elogia a assinante.
Aos 38 anos, há 16 na RBS e há nove meses na função de editora de Leitor, Ana Karina é a pessoa certa para o cargo. Cantora desde os três anos de idade, tem duas paixões, o jornalismo e a música:
– Gosto de falar, gosto de cantar, gosto de comunicação. Escolhi o jornalismo por isso.
Se não está no batente, em Zero Hora, Ana Karina pode ser encontrada em algum happy hour de Porto Alegre, como no famoso Bar do Nito, na Avenida Lucas de Oliveira, dando uma palhinha com seu grupo de samba e MPB, formado por ela, um publicitário, um bancário e dois professores de música:
– Mas nada além da meia-noite, porque todo mundo trabalha no dia seguinte!
Quando não faz plantão no fim de semana, Ana Karina sabe o que a espera na segunda-feira de manhã ao abrir o computador: 150 e-mails de leitores participativos, com comentários sobre temas diversos, reclamações ou elogios ao jornal, fotos para colaborar com a página do Leitor, sugestões de pauta, pedidos de ajuda. Ela responde a todos. E não é só por e-mail que os assinantes se comunicam com sua ZH.
– Tem leitor que escreve a carta e a traz em mãos aqui no prédio – conta a editora.
Tem leitor que liga só para conversar. Tem leitor que escreve, sem falta, todos os dias. Tem leitor que liga toda semana. O mais difícil é convencer os leitores a ficarem nos 700 caracteres em suas contribuições.
– Leitor gosta mais de escrever do que jornalista, cada um poderia ter uma página no jornal! – diverte-se a editora. – Aí eu explico que todos têm de ter espaço para opinar, por isso a restrição no tamanho do texto e no tempo de publicação entre uma contribuição e outra.
Mas não é só ligando para o atendimento ao leitor, no (51) 3218-4317, que se ouve a Ana Karina. O que muita gente não sabe é que a elegante voz da editora está na gravação de boas-vindas quando o leitor liga para o (51) 3218-8200, para algum serviço relacionado a sua assinatura, como a transferência da entrega do jornal para a praia. A responsável pela página do Leitor também pode ser vista de segunda a sexta, a partir das 18h, em facebook.com/gauchazh, apresentando o programete Notícia na Hora Certa.
– Adoro gente, adoro comunicação. Quero sempre trabalhar em contato com o público – conclui a simpática Ana Karina.