O Grêmio tem um novo goleiro titular, e ele fala espanhol. O argentino Agustín Marchesín, de 35 anos, desembarcou em Porto Alegre nessa quinta-feira (11) e não será o primeiro estrangeiro da posição a vestir a camisa tricolor na história.
Fazia 17 anos que um goleiro estrangeiro não era contratado pelo Grêmio. O último, também argentino, foi Sebastián Saja na temporada de 2007. Vice-campeão da Libertadores e campeão estadual naquele ano, o jogador fez 59 jogos pelo clube e inclusive marcou um gol, de pênalti, na derrota para o Figueirense, no Olímpico, pelo Grêmio.
No total, sete goleiros estrangeiros já atuaram pelo Grêmio. Destes, três são argentinos, três são uruguaios e um é paraguaio. É difícil apontar qual teve mais sucesso pelo Tricolor, mas certamente Salvador Germinaro, com mais de 100 partidas no clube, merece um destaque.
Germinaro marcou história no Grêmio por utilizar um uniforme de goleiro com a camisa da cor amarela. Aquilo passou a ser uma marca do jogador, suplementada por suas grandes atuações. O chamado "Argentino Voador" atuou entre os anos de 1957 e 1959, sendo bicampeão gaúcho.
Talvez a aposta mais frustrante para os gremistas esteja personalizada no paraguaio Ricardo Tavarelli. Campeão da América, ídolo do Olimpia e jogador de sua seleção, Tavarelli foi contratado pelo Grêmio em um dos seus piores anos de todos os tempos, no qual acabou rebaixado no Brasileirão de 2004.
Marchesín tem currículo de sobra para dar um resposta positiva no Grêmio em 2024. Foi multicampeão com a camisa do Porto, de Portugal, além de suas passagens importantes pelo futebol mexicano (América e Santos Laguna) e sem contar sua idolatria no Lanús, clube no qual foi lançado.
Ele esteve ainda no grupo da seleção da Argentina no título da Copa América de 2021, contra o Brasil, no Maracanã. Marchesín foi terceiro reserva do time de Messi, atrás de Emiliano Martínez e Franco Armani.
Lista de goleiros estrangeiros que jogaram pelo Grêmio:
- Julio Veliz (Uruguai) - 1942
- Sandro Fráguas (Uruguai) - 1943
- Agustín Cejas (Argentina) - 1976
- Walter Corbo (Uruguai) - 1976 a 1978
- Salvador Germinaro (Argentina) - 1957 a 1959
- Ricardo Tavarelli (Paraguai) - 2004
- Sebastián Saja (Argentina) - 2007