Não é uma questão de refém ou vilão. Suárez é o goleador e também o maior garçom do Grêmio. Logo, não é problema no time. Agora como vem sendo difícil para o centroavante uruguaio marcar gols longe da Arena. Ele ainda persegue o primeiro fora do Rio Grande do Sul.
Dos 18 gols marcados por Luis Suárez em 2023, 16 foram feitos dentro da Arena. Apenas dois ocorreram fora de Porto Alegre: na vitória contra o Caxias, no Centenário, e na derrota para o Ypiranga, no Colosso da Lagoa. Ambas partidas válidas pelo Gauchão.
No total, são 10 jogos de Suárez fora do Estado. Ele não balançou as redes. Deu apenas duas assistências, nas vitórias sobre Campinense, no Mané Garrincha, e Cruzeiro, no Mineirão, pela Copa do Brasil. Na minutagem, são quase 15 horas de seca do jogador (876 minutos exatamente).
Parece que a postura do time de Renato Portaluppi deixa a desejar como visitante. Os números ruins no Brasileirão comprovam isto. Suárez acaba sendo menos municiado e, com isso, as chances são poucas. Ponto a ser observado por Renato para esta reta final do ano.
Luis Suárez pelo Grêmio fora do Rio Grande do Sul:
- 2x0 Campinense
- 0x1 Cruzeiro
- 2x1 Cuiabá
- 1x0 Cruzeiro
- 0x3 Flamengo
- 2x1 Bahia
- 1x1 Goiás
- 0x1 Vasco
- 0x1 Flamengo
- 0x2 Bragantino
Total = 10 jogos, 0 gols e 2 assistências